CARTA ABERTA DE BRASÍLIA
Brasília, 18 de dezembro de 2016
Ao excelentíssimo presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto:
Como Igrejas cristãs Inclusivas, considerando a laicidade do Estado, a liberdade de expressão, a liberdade de consciência, de crença e o princípio da democracia, construímos a presente carta/manifesto. Em primeiro lugar, enfatizamos com veemência a isonomia e o cumprimento dos princípios constitucionais brasileiros. Ressaltamos, igualmente, que, embora sejamos parte da comunidade LGBT, não comungamos com todas as defesas de sua militância política, sobretudo aquelas que ferem o direito à vida.
Nós, Igrejas Inclusivas, somos denominações cristãs que acolhem toda a diversidade humana, dando ênfase aos segmentos historicamente excluídos pelas denominações cristãs convencionais.
O propósito desta carta/manifesto é apresentar nossa posição acerca de certos temas a fim de combater ideologias equivocadas disseminadas como verdades. Seguem os pontos defendidos:
1- ESTADO LAICO – As Igrejas Inclusivas abaixo subscritas defendem o que a Constituição Brasileira de 1988 preconiza acerca da laicidade do Estado. Defendemos que não deve haver qualquer interferência de ordem filosófica, doutrinária ou teológica, que reflita posicionamentos religiosos particulares. As Igrejas Inclusivas acreditam que a interferência de bancadas religiosas no Congresso Nacional tem ferido direitos constitucionais básicos (como o casamento igualitário e a garantia de proteção a segmentos vulneráveis da população, em especial, a comunidade LGBT), indo de encontro à dignidade humana, também defendida pela Constituição Federal de 1988. Cremos ser o Supremo Tribunal Federal guardião e intérprete da Constituição Federal, não cabendo às bancadas religiosas a imposição de crenças e convicções uniformemente a todos.
2- FAMÍLIA – Somos favoráveis à existência de todas as configurações familiares, inclusive a tradicional. Para as igrejas inclusivas, todas essas configurações devem ser reconhecidas legal e juridicamente, bem como protegidas por parte do Estado. Reafirmamos que não há nenhuma intenção ou promoção de ações contra a chamada família tradicional, com base na heteronormatividade (homem, mulher e filhos). Apenas buscamos isonomia, reconhecimento e direitos como o casamento, a adoção e os direitos reprodutivos das famílias homoparentais ou homoafetivas.
3- LIBERDADE RELIGIOSA – As Igrejas Inclusivas são denominações religiosas cristãs, das mais diversas matrizes (protestantes e evangélicas). As denominações abaixo assinadas defendem o diálogo interreligioso e que todas as pessoas são livres para exercer sua fé, seja ela qual for. Defendem, inclusive, o direito da não crença. Defendemos que todos são livres para não apenas exercer sua fé, mas de expressá-la publicamente, inclusive em seu discurso. Isso implica dizer que mesmo a pregação contrária à diversidade sexual deve ser respeitada como direito garantido. Afirmamos não haver de nossa parte nenhuma intenção de impedir crenças contrárias à diversidade sexual, tampouco sua expressão, seja escrita ou falada.
4- PEDOFILIA – O senso comum associa homossexualidade à pedofilia. No senso comum cristão, essa ideologia é ainda mais forte. Acreditamos e difundimos exatamente o que a pedofilia significa na jurisdição e nas ciências médicas do Brasil, respectivamente, parafilia (patologia) e crime. Entendemos que a pedofilia é praticada tanto por heterossexuais como por homossexuais, não havendo qualquer relação entre orientação sexual e esta patologia, a não ser o gênero da atração. As estatísticas afirmam que mais de 70% dos casos de pedofilia são cometidos por homens heterossexuais, especialmente no ambiente familiar. Reafirmamos o que as leis brasileiras preconizam, defendendo a devida punição aos que praticarem este crime, bem como a qualquer tipo de abuso de ordem sexual.
Cientes de que podemos contar com o seu apoio a fim de que esta carta/manifesto seja difundida, as igrejas, abaixo subscritas, agradecem pela preciosa atenção dada a este documento:
Igreja da Renovação Inclusiva para a Salvação – Goiânia – GO
Igreja Apostólica Novo Templo – Guarulhos – SP
Igreja Apostólica Filhos da Luz – Fortaleza – CE
Ministério Inclusivo do Reino de Deus – São Luiz – MA
Igreja Todos Iguais – São Paulo – SP
Igreja Evangélica Arca de Sião – Rio de Janeiro – RJ
Comunidade Cristã Ministério Vida – Goiânia – GO
Ministério Inclusivo Gerados para Adorar – Osasco – SP
Igreja Cristã Águias do Avivamento – Ribeirão Preto – SP
Ministério Inclusivo Comunidade Kadosh – Bauru – SP
Arena Apostólica Church – Curitiba – PR
Igreja Conquista Plena – Goiânia – GO
Ministério Redenção Incluir em Cristo – Carapicuíba – SP
Fraternidade Amigos do Evangelho – Manaus – AM
Ministério Inclusivo Avivar – Manaus – AM
Comunidade Nova Vida – Vitória – ES
Comunidade Cristã Renascer – Goiânia – GO
Igreja Cristã Pentecostal Kairós – Recife -PE
Igreja Anglicana Renovação em Amor – Rio de Janeiro – RJ
Comunidade Cidade de Refúgio – São Paulo – SP
Igreja Evangélica Ministério Anunciando Salvação – Rio de Janeiro – RJ
Igreja Acolhidos por Cristo – Imbituba – SC
Comunidade Inclusiva Ágape – Joinville – SC
Comunidade Família Cristã Athos
SDS – Conic – Edifício Eldorado – Entrada B – Subsolo – Sala 5 – Asa Sul – Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário